quinta-feira, 28 de maio de 2015

Resultados do 2º Encontro de Unidades K9


GCMS: Fabiano, Robson, Lomba e o Sec.de Segurança Marco Antônio da Luz

Segue os resultados do 2º Encontro de Unidades K9 em Teresópolis. Artigo publicado pelo Jornal "A GAZETA FLUMINENSE" no dia 26 de maio de 2015. Segue na íntegra:

Teresópolis: Cães adestrados dão show de comando e obediência no 2° Encontro de Unidades K9 

Um show de comando e obediência aconteceu no último sábado (23) e domingo (24) durante o 2° Encontro de Unidades K9  no Ginásio Poliesportivo Pedro Jahara, o Pedrão. Promovido pela Prefeitura, através da Secretaria de Segurança Pública, o evento foi organizado pela CIA de Operações com Cães da Guarda Municipal de Teresópolis e contou com a participação de forças policiais, militares e de guardas municipais das cidades do Rio de Janeiro, Casemiro de Abreu, Macaé, e da anfitriã Teresópolis. 
Desde 2014, a Guarda Civil de Teresópolis vem trabalhando com cães treinados para atuar na área de segurança em ações de proteção e busca de explosivos, armas e entorpecentes. Ao todo, o encontro do final de semana envolveu nove equipes de corporações policiais e militares dos estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Espírito Santo e de Brasília. Após as provas, palestras ministradas pelo policial civil Ronaldo Jacques e pelo campeão de trabalho com cães Max Macedo, fizeram parte da programação. 
Atento ao desempenho dos cães, o secretário de Segurança Pública, Marcos Antonio da Luz, falou sobre a importância dos animais no auxílio da segurança na cidade. “Estamos evoluindo. Cada vez mais percebemos um desempenho melhor dos cães farejadores e do comando dos nossos agentes e hoje Teresópolis se destaca nessas ações de apreensão. O prefeito Arlei também é um grande incentivador desse trabalho”, disse.
 
As nove equipes que participaram do encontro foram: Fuzileiros Navais do Rio e de São Paulo (Aramar), 1º Batalhão da Policia do Exercito (RJ), Sistema Penitenciário de Juiz de Fora (MG) e de Bangu (RJ), e as Guardas Municipais de Macaé, Casemiro de Abreu, Rio de Janeiro e da anfitriã Teresópolis. Entre as raças apresentadas estavam pastor alemão, pastor belga de malinois, pastor holandês e rottweiler. 
O evento ainda contou com representantes do Bope de Brasília, na arbitragem, e do Esquadrão Antibombas da Core (Coordenadoria de Recursos Especiais), força de elite da Polícia Civil do Rio.  Militares da Aeronáutica e da Policia Militar do Rio de Janeiro também acompanharam as provas. Interessados no trabalho com cães, dez agentes da Guarda Civil de São Gonçalo (RJ) também prestigiaram o 2° Encontro de Unidades K9 no Pedrão.
 
Resultado das provas:
 
Abordagem Policial/Intervenção Tática
1º lugar – Guarda Municipal de Teresópolis (foto)
2º lugar - Sistema Penitenciário de Juiz de Fora (MG)
3º lugar – Fuzileiros Navais do RJ
Detecção de Armas e Entorpecentes
1º lugar – Guarda Municipal Casemiro de Abreu
2º lugar – Polícia do Exército do RJ
3º lugar – Guarda Municipal de Teresópolis
 
 
Texto- Gisele Barreto
Fotos – Roberto Ferreira
 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

“O homem de bem exige tudo de si próprio; o homem medíocre espera tudo dos outros.” - Confúcio / "Se você é capaz de tremer de indignação a cada vez que se comete uma injustiça no mundo, então somos companheiros." - Che Guevara