terça-feira, 26 de maio de 2015

Mais uma vez, a Companhia de Operações com Cães da Guarda Civil Municipal de Teresópolis é destaque na imprensa local


Mais uma vez,  a Companhia de Operações com Cães da Guarda Civil Municipal de Teresópolis é destaque na imprensa local. Segue na íntegra artigo completo feito pelo jornal "O Diário de Teresópolis" publicado no dia 22/05/2015.



Encontro K9 acontece neste final de semana em Teresópolis

O policial Ronaldo Jaques (ao centro) e a Cia. de Operações com Cães da Guarda Municipal 
 Neste final de semana, a cidade de Teresópolis recebe o 2º Encontro de Unidades K9, grupos que trabalham com cães para competições e troca de informações, além de atendimento ao público. O evento que acontece no Ginásio Pedrão, promete agitar todo o Estado do Rio de Janeiro, com a participação de  oito equipes de instituições, além de seis canis com provas de competição entre os animais durante todo o final de semana, além de troca de informações em um grande evento voltado para os cães, com a confirmação das forças policiais, militares de guardas municipais de cidades do Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Espírito Santo e de Brasília começando no sábado, 23, às 9h, com programação aberta ao público até domingo, 24, às 16h, com o encerramento.

A competição que é exclusividade de Teresópolis para a modalidade tem em sua programação provas com cães treinados (detecção de entorpecentes, de armas e de explosivos e abordagem policial), já na abertura do evento no sábado, além dos profissionais do ramo, que irão ministrar palestras sobre o assunto, no sábado, às 16h, no Teatro Municipal (2º piso da Prefeitura). O Alessandro Lomba, um dos guardas municipais a frente do projeto fala com entusiasmo do 2º Encontro. “A gente está desde o ano passado com este trabalho e desta vez aumentamos o evento com os oito grupos de instituições e os seis canis convidados e acredito que vai ser muito interessante para quem quiser vir ao Pedrão assistir porque teremos um trabalho de detecção de armas e entorpecentes e o de intervenção com apoio dos cães. Abordagem policial e o cão terá que fazer a captura do elemento. Aqueles que se saírem melhor nesta ação, terá uma maior quantidade de pontos e assim avaliados pelos técnicos em uma competição que só tem a acrescentar aos nossos grupos”, explica Lomba, satisfeito com a repercussão do encontro junto aos especialistas do estado.

A Cia. De Operações com Cães da Guarda Civil Municipal está a frente da organização do Encontro K9
Sendo o único lugar do Estado do Rio de Janeiro a realizar uma competição desta monta, aberta para o público, a Companhia de Operação com Cães da Guarda Civil Municipal está empenhada em organizar da melhor forma possível o evento, com vistas de transformar a cidade de Teresópolis em referência no assunto. Como informa o agente Gil. “Estamos sendo pioneiros no Estado do Rio e queremos dar continuidade ao trabalho”, informa o guarda municipal, orgulhoso do sucesso já alcançado no Encontro de Grupos K9, que é promovido pela prefeitura de Teresópolis, através da Secretaria de Segurança Pública, e promete entrar para o calendário municipal. Para isso, os agentes estão trabalhando dobrado. “No domingo nós teremos as competições dos canis civis de unidades K9 também, fazendo obediência e proteção e estamos esperando os visitantes do Rio de Janeiro, Espírito Santo, São Paulo e Brasília em uma grande confraternização de quem vive o dia-a-dia com os cães”, sorri Gil que comemora também o fato da Polícia do Exercito ter colocado o Encontro no cronograma do seu curso com cães. Os militares subirão a serra para fazer participação no evento também. “A Polícia do Exército vem para assistir a palestra do Max Macedo, um dos melhores adestradores do Brasil que irá ministra-la no Teatro da Prefeitura e os estudantes da PE estarão lá aprofundando no conhecimento e participando, de certa forma, do nosso evento também”, afirma o agente que espera a participação da população neste segundo encontro: “Quem gosta de cães e também possui um animalzinho, pode trazê-lo, porque teremos veterinários aqui a disposição e até uma ONG com animais para adoção. Quem sabe não é a oportunidade do teresopolitano de encontrar o seu ‘melhor amigo’”, completa Gil.

Entre os inscritos para a competição, entre as nove equipes de corporações militares dos estados do Rio de
O agente Alessandro Lomba treina um dos cães da Cia. De Operações com Cães da GCM
Janeiro e de São Paulo, chamam a atenção os Fuzileiros Navais, a Aeronáutica e a PMERJ, além de uma equipe do Sistema Penitenciário de Juiz de Fora (MG) também vai participar do evento, assim como o representante do Bope de Brasília, na arbitragem, e do Esquadrão Antibombas da Core (Coordenadoria de Recursos Especiais), força de elite da Polícia Civil do Rio.   Dentro da programação, certamente também merecem destaque as palestras ministradas pelo policial civil Ronaldo Jacques e pelo campeão de trabalho com cães Max Macedo, no Teatro Municipal, na Prefeitura.

Dentro da competição, o destaque vai para as três provas com 20 cães treinados: (detecção de entorpecentes, de armas e de explosivos e abordagem policial).

Fotos e Texto: Jornal "O Diário de Teresópolis" (Claudio Tatu)
Fonte:  O Diário de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário

“O homem de bem exige tudo de si próprio; o homem medíocre espera tudo dos outros.” - Confúcio / "Se você é capaz de tremer de indignação a cada vez que se comete uma injustiça no mundo, então somos companheiros." - Che Guevara