quinta-feira, 30 de abril de 2015

Segurança na Segurança!

     Com o passar do tempo a Guarda Civil Municipal de Teresópolis tem ganhado mais notoriedade devido a sua atuação repressiva e, ainda com o advento da lei 13.022 (http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2011-2014/2014/Lei/L13022.htm) que deixou mais clara a ação da GCM, ou seja, diz em que e como pode atuar no município, inclusive em relação à segurança; apoio ao fiscal de posturas; cooperação com órgãos de defesa civil, e etc. Pois além do trânsito a GCM tem dado apoio às policias: Civil e Militar através da Companhia de Cães que tem sido utilizada muito bem para este fim, os guardas têm treinamento adequado e comandam as ações dos cães, (que agem também quando necessário) cães estes fundamentais para o sucesso das operações, confira mais no link: http://netdiario.com.br/guarda-municipal-ganha-reforcos-bons-pra-cachorro/.
 Cadela em simulação, depois de revistar o interior do carro em busca de armas e entorpecentes, obedece ao comando do adestrador e deixa o veículo pela janela
                                                                       Foto net diário
     
      Além da detecção de entorpecentes eles são utilizados ainda para dar apoio em eventos, uma vez que, o cão junto ao guarda impõe mais respeito ainda. O principal responsável e pioneiro na implementação do Canil da GCM (que é cedido) é o GCM Lomba que tem buscado atualização através de cursos e orientado outros guardas para tal e, claro tem recebido apoio do Secretário de Segurança Marco Antônio da Luz.
     
     Contudo apesar das conquistas temos que pensar nos riscos que envolvem a profissão, e como podemos contribuir para a nossa própria segurança e de nossa família, já que a aplicação de uma notificação já pode gerar uma grande inimizade, inclusive varias inimizades, cidade pequena, risco grande. Claro que o uso de equipamentos de segurança acompanhados de um treinamento adequado podem minimizar os riscos no trabalho, pois somente o uso da tonfa torna-se ineficaz em desvantagem numérica. Já que o efetivo esta a cada dia menor e, ainda não saiu previsão para concurso, o uso de agentes de transito (POT) ajuda, mas não resolve, uma vez que não podem ser utilizados em várias situações. 
     
     Em serviço há muitos riscos, porém não deixamos de ser guardas civis na volta para casa e dias de folga, temos sempre que pensar na nossa segurança e de nossa família, não foram poucas às vezes em que nos envolvemos em ocorrências de furto ou roubo, vias de fato e etc. Já foi escolhida uma comissão para tratar da implementação da lei 13.022 desde o ano passado, a mesma tem apoio do Secretário de Segurança, e esta criando um estatuto baseado na lei federal para facilitar nossas atividades e a concretização de algumas reivindicações, mas lembro que a maioria das atividades citadas acima já são realizadas pela GCM desde a sua criação, afinal a GCM já não atua só no zelo do patrimônio público faz tempo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

“O homem de bem exige tudo de si próprio; o homem medíocre espera tudo dos outros.” - Confúcio / "Se você é capaz de tremer de indignação a cada vez que se comete uma injustiça no mundo, então somos companheiros." - Che Guevara