quarta-feira, 24 de agosto de 2011

O comando é nosso! Comando de carreira, sempre!

GCM BARRETO
Nestes novos tempos de rumores sobre cargos de chefia da Prefeitura, me veio uma pergunta à mente: Será que continuará o comando de carreira na Guarda Municipal ou irão “iventar” de novo, e pôr um comando oriundo da Polícia Militar? Pessoalmente nada contra! Mas imaginem se vira moda e começam a pôr alguns delegados para comandar em batalhões, e coronéis à frente de delegacias! Indo mais adiante seria interessante convocar um Deputado do Estado para ter cargo de Presidente na Câmara Municipal? Além de imoral é ilegal, e sugere a intenção de menosprezo por parte de quem convocaria o tal Deputado.

Em contra partida, boa parte das Guardas Municipais do Brasil sofrem de uma “doença” chamada: falta de confiança por parte dos Prefeitos, uma vez que dão o comando a um militar do Estado ou para alguém que não seja um guarda municipal. Automaticamente estão nos chamando de incompetentes,  que acham que não somos capazes de por ordem em nossa própria casa. Por pior que possa ser um comando de carreira, acho melhor do que gente de fora nos comandando. “Cada macaco no seu galho” É antigo, mas funciona.

Mesmo entendendo as articulações políticas que são feitas, e alianças para fortalecimento político, pôr um comando que não de carreira em uma Guarda Municipal tira mais ainda nossa identidade de guarda civil municipal. Já existe a Secretaria de Segurança ao qual o Secretário é um militar e alias vem fazendo um trabalho benéfico. Mas a coordenadoria da Guarda Municipal é dos guardas.
Até porque, cada um que cuide da sua própria casa, e ninguém melhora casa alugada, portanto: quem falou que o comando é teu? O comando aqui, é nosso. Força GM!

Bolsa Formação Municipal: um pedido aos Vereadores!

Ontem à noite estive na Câmara de Vereadores para acompanhar a sessão e pedir o apoio dos vereadores para a prorrogação da lei que permite que os guardas municipais recebam o Bolsa Formação Municipal. Tendo em vista que o Bolsa Formação do PRONASCI, ainda é um sonho distante, e que agentes de segurança que recebem este auxilio do PRONASCI ganham mais de 400,00 reais por mês com um curso concluído. Seria justo continuar com o Bolsa Formação Municipal que rende até 150, 00 reais  por mês, tendo o guarda concluído um total de três cursos. Esta é uma ótima alternativa até a chegada do Bolsa Formação do PRONASCI. Tive a oportunidade de falar com quatro vereadores: Waguinho, Cláudio Mello, Marcelo Oliveira e Dr. Carlão, que reagiram de forma benéfica, e os demais com certeza apoiarão a causa. Esperamos mais guardas municipais para as próximas sessões da Câmara Municipal. Vale lembrar que no mês que vem já completará um ano desta lei e se não for estendido o prazo, os guardas que completarem um ano recebendo o Bolsa Formação Municipal não receberão mais.

“O homem de bem exige tudo de si próprio; o homem medíocre espera tudo dos outros.” - Confúcio / "Se você é capaz de tremer de indignação a cada vez que se comete uma injustiça no mundo, então somos companheiros." - Che Guevara