sábado, 11 de junho de 2011

Taser faz a diferença na segurança!

Para agentes de Guarda Municipal que a prefeitura não permite (por lei) o uso de armas de fogo em serviço, uma boa alternativa é a pistola "não letal" taser. Aqui em Teresópolis muitos agentes da  Guarda Municipal portam tonfas (cassetetes), mas o ideal para que se preserve a integridade física com maior segurança é o uso de pistolas "taser" pelo agente.
No Brasil muitas guardas já adquiriram o armamento "não letal" pelo convênio com o PRONASCI, que paga o armamento e o treinamento dos agentes. Convênio inclusive do qual a Prefeitura de Teresópolis faz parte. No entanto é necessário envio de projeto constando número de agentes que irão ser  treinados, e quantas armas são pretendidas, e etc. Claro, se for de interesse da administração municipal adquirir as armas "não letais".

terça-feira, 7 de junho de 2011

Bombeiros lutam por melhores salários. Vamos apoiar!

Os 439 Bombeiros, ainda estão presos. Não ter o direito de reclamar por melhores salários é ridículo. A culpa de tanta revolta é do próprio Estado, que deixou que as manifestações crescessem, em vez de negociar e dar mais atenção a categoria de profissionais tão dedicados a população. 

O mesmo problema (salários baixos) é enfrentado por guardas municipais, policiais militares e policiais civis.  A maioria das prefeituras do Estado investem muito pouco nas Guardas Municipais, e acaba ocorrendo uma inferioridade salarial e de equipamentos, em comparação a outras Guardas de outros Estados como: São Paulo; Ceará e etc. O que acontece também com o Corpo de Bombeiros e as Policias Estaduais, em relação ao Estado.

Enfim, os Bombeiros tomaram a frente e lutam uma luta que é a de todos nós, valorização do profissional da segurança pública.

Entrevista com Sec. Municipal de Segurança, Marcos Antonio Da Luz .

Da Luz
1. O senhor apóia um plano de cargos e salários (ESTATUTO) com hierarquia na Guarda Municipal?
R: Sim, pois este é um dos objetivos desta gestão.

2. Acha justo, a maioria dos guardas municipais trabalharem sem talão desde o ano passado?
R: Não. De certo devemos avaliar cada caso. Hoje alguns guardas respondem a processo administrativo devido a. 

3. Em sua opinião quem esta sendo lesado com a falta de aplicação das notificações (multas)? 
R: ?

4. O senhor apóia a PEC 534? 
R: Sim.

5. Fale mais sobre projetos e melhorias na Administração da Guarda Municipal! 
Trabalhar em conjunto com os civis; 
Elaborar e concretizar objetivos.

Marco inicial para criar Associação para guardas municipais.

Gil Wellington dá ponta pé inicial para criar a  Associação. Ontem dia 06, as 19h00min houve um churrasco na Secretaria de Segurança, para comemorar a iniciativa. Teve até votação para aprovação. 
Na foto a cima os GCMs: Gil Wellington, presidente (de pé), e Roni Caetano, vice.
Gil Wellington: Associação visa defender direitos dos guardas e dar assessoria jurídica, além de realizar confraternizações, entre outros.

segunda-feira, 6 de junho de 2011

Guarda Municipal = Polícia Administrativa.


Veículo da Guarda Civil Municipal de São João de Merití - Rio de Janeiro.
A Guarda Municipal é a denominação utilizada no Brasil para designar as instituições que podem ser criadas pelos municípios para colaborar na seguranca publica utilizando-se do poder de policia administrativa delegado pelo municipio atraves de leis complementares. Algumas administrações locais têm utilizado a denominação Guarda Civil Municipal para designar o órgão em cidades do interior e Guarda Civil Metropolitana para as grandes capitais do Brasil .A denominação "Guarda Civil" e' oriunda das garbosas Guardas Civis dos Estados, extinta durante a ditadura militar.
As Guardas Municipais apresentam-se como uma alternativa à segurança pública no Brasil. Em outros países – a exemplo dos Países BaixosEspanhaBélgicaPortugalItália e França, bem como nos Estados Unidos e no Reino Unido – as administrações municipais possuem forças locais que atuam na segurança de seus cidadãos.
Assim a atuação das guardas se resume a uma atividade comunitária de segurança urbana, apoiando os órgãos policiais estaduais e federais quando solicitadas. É tão clara a intenção do constituinte de admitir uma atividade de polícia administrativa pelas guardas municipais, que houve por bem inseri-las no art. 144.§ 8º - Os Municípios poderão constituir guardas municipais destinadas à proteção de seus bens, serviços e instalações, conforme dispuser a lei. 

Guarda Municipal de Volta Redonda, será armada.

Um convênio assinado hoje (03 de junho de 2011) à tarde entre a prefeitura e a Polícia Federal (PF) vai garantir a utilização de armas de fogo pelos guardas municipais. O convênio dará a permissão para porte de arma a 58 agentes. A GM teve que cumprir uma série de exigências, como a criação da Corregedoria e Ouvidoria da corporação, e os agentes tiveram que cumprir a Matriz Curricular Nacional, com o cumprimento de 578 horas/aulas; curso de tiro e teste psicotécnico, ambos ministrados pela Polícia Federal.
A Guarda Municipal ainda assinou um convênio com o Clube de Tiro Cicuta, localizado na Fazenda São Lucas, no bairro Jardim Guanabara, em Barra Mansa, para disponibilizar um estande de tiro para o treinamento dos agentes, conforme a Lei 10.826/03, que trata do registro, posse e comercialização de armas de fogo e munição, e do Sistema Nacional de Armas (Sinarm)...
A Delegada da Polícia Federal em Volta Redonda, Carla de Melo Dolinski, destacou a importância da união das forças de segurança e depositou total confiança nos agentes que adquiriram o porte de arma. “Acho muito importante essa parceria firmada aqui. Isso mostra para a população de Volta Redonda que a Polícia Federal confia na Guarda Municipal. Isso é importante para a segurança da cidade e não tenho dúvidas de que os guardas estão bem preparados para exercer sua função”, prega a delegada.
O superintendente da Polícia Federal no estado do Rio, Valmir Lemos, também reiterou a parceria com a prefeitura e afirmou que investir em segurança nunca é demais para um município. “Sabemos da dificuldade que é manter uma Guarda Municipal. E ações como essa servem de lição para que a gente tenha, no futuro, um país melhor. Quem investe em segurança pública tem retorno em uma série de áreas, como na melhoria da qualidade de vida da população e na atração de empresas”, finaliza Lemos.
Fonte: A Voz da Cidade.

“O homem de bem exige tudo de si próprio; o homem medíocre espera tudo dos outros.” - Confúcio / "Se você é capaz de tremer de indignação a cada vez que se comete uma injustiça no mundo, então somos companheiros." - Che Guevara