sábado, 23 de abril de 2011

Cada um no seu quadrado! Cada macaco no seu galho! Etc e tal!

No mês de fevereiro deste ano, a Chefe de Polícia Civil do Rio de Janeiro, Marta Rocha, teve uma boa solução para o bom andamento da Policia Civil, e devolveu todos os policiais militares que prestavam serviços em diversas delegacias do estado, aos seus Batalhões Militares. Fato que foi elogiado até pelo Coronel Mário Sérgio.


Eu tenho certeza que nos batalhões esses policiais servirão com mais capacidade e dedicação a população. E desejo que esse exemplo se repita também nas Guardas Municipais de todo o Brasil. Por vários motivos: teremos mais policiais nas ruas, a Guarda Municipal terá sua própria identidade, as prefeituras poderão dar preferência a guardas municipais para exercerem cargos de chefia, e acabaremos de vez com o militarismo na Guarda Civil Municipal...

quinta-feira, 21 de abril de 2011

Situação ocorrida em Varginha MG, deixou guardas de todo o Brasil, revoltados com falta de ação da PM.

Veja abaixo a matéria do jornal: Tribuna Varginhense da cidade de Varginha, que mostra bem como foi o descaso daqueles PM's.

DISPUTA DE TERRITÓRIO PÕE SEGURANÇA EM SEGUNDO PLANO

Publicado em 20-04-2011 por: j.marçal / REDAÇÃO.

As agressões covardes sofridas pela Guarda Municipal, no último domingo a noite, continuam tendo repercussão. As cenas do vandalismo correram o Estado de Minas, através dos noticiários regionais. 
Uma testemunha que presenciou todos os fatos, procurou a reportagem da TRIBUNA VARGINHENSE hoje para se dizer inconformado e revoltado com a atitude de PM’s, que de dentro da cabine localizada a poucos metros de onde tudo aconteceu, estavam rindo e “tirando sarro” dos guardas municipais enquanto esses eram escorraçados pelos mais de 50 vândalos. Segundo ele, os PM’s assistiam a tudo sem tomar NENHUMA PROVIDÊNCIA. Segundo o leitor R.O, ele viu quando um dos soldados – que ele não sabe dizer quem é – falava e ria da situação, “olha lá, agora estão quebrando o carro deles, olha lá...” ao mesmo tempo que faziam chacota da situação. Após os incidentes, o comando da PM divulgou nota onde criticou e “chamou a atenção” da GM, desqualificando seu pessoal (70% do corpo da GM hoje tem curso superior) e desprezando de toda sorte o GGIM – Gabinete de Gestão Integrada Municipal – criada através do PRONACI, onde federais, civis e militares, mais a GM, formaram um gabinete INTEGRADO para defender a cidade de gangues como essa e de vândalos interessados em “dominar território”.
A TRIBUNA VARGINHENSE publica hoje a íntegra das duas notas para que o leitor possa acompanhar o desenrolar dos fatos.
Quando a GM chegou no posto policial da Fonte, alguns metros próximo onde o carro da GM foi a apedrejado, o policial teve que esperar ordem superior para saber se registrava ou não a ocorrência. Depois de ficar um tempo no telefone, ele informou ao GM que os suspeitos que estavam na viatura da PM deveriam ser transferidos para a viatura dos GM, e que eles mesmos deveriam registrar o B.O. Enquanto os GMs tomavam as providências, o militar retornou, após recebeu outra ligação, dizendo que iria registrar o B.O.
Meses atrás a guarda municipal acionou a PM para auxiliá-la numa ocorrência no bairro de Fátima. Ela não compareceu, e a Guarda solicitou o apoio da Policia civil no local, que imediatamente os atendeu.
Ficou claro para as testemunhas e para os agentes GM ali presentes, que a instituição Guarda Municipal não tem apoio da PM, apesar de também ser um órgão de segurança pública. Ela é vista por alguns policiais do comando da PM de Varginha, como inimiga. Segundo essas versões, durante uma das partidas no estádio municipal, onde a GM foi PROIBIDA de atuar, um policial graduado disse que “ vamos acabar com essa guarda, vocês vão ver...”

Replica: Tribuna Varginhense - Varginha MG

segunda-feira, 18 de abril de 2011

Um ano sem a GCM Emídio!

Completamos um ano sem a GCM Emídio, era uma lutadora. Guarda feminina que abraçou a causa do adicional de risco, ia no sindicato em nossas reuniões sempre que podia, e estava animada com a idéia, mas infelizmente no mesmo mês de abril que tivemos a notícia de nossa vitória ela veio a falecer. Mas quero destacar a importância que ela teve, a sua presença em nossa causa e a ótima pessoa que era. Fica aqui a lembrança e minha homenagem a essa guerreira. Descanse em paz!

“O homem de bem exige tudo de si próprio; o homem medíocre espera tudo dos outros.” - Confúcio / "Se você é capaz de tremer de indignação a cada vez que se comete uma injustiça no mundo, então somos companheiros." - Che Guevara